Fala jovem padwan, Edson aqui.
Como diria Jack vamos por partes. É muito comum, na busca pelo conhecimento cometer alguns erros, que ao invez de ajudar nos atrapalham.
Mas, fica tranquilo que hoje eu vou te ajudar. Vou te passar algumas ideias e tenho certeza que se ler esse artigo vai conseguir se encontrar melhor nos estudos.
1 - Falta de estudo
Muitos colegas acreditam que o conhecimento simplesmente vai cair do céu. E, eu sei e acredito que você também, sabe que isso simplesmente não vai acontecer.
Progredir em qualquer área exigi esforço ou seja estudo, treino, prática.
Infelizmente a comunidade técnica ainda tem muita resistência com relação ao estudo. Durante o dia é normal ver em grupos colegas reclamando que não sabem analisar ou pedindo ajuda. O que acontece é que esses mesmos colegas, não perdem uma partida de futebol na quarta. Mas não conseguem dedicar uma hora de estudos por dia.
Se esse for o seu caso e você realmente quer evoluir nos reparos, precisa estudar e se dedicar a esse estudo.
2 - Prática antes da teoria
Esse é outro erro muito comun. Sei que parece contraditório mas na verdade se você parar pra pensar. As duas únicas coisas que aprendemos de forma prática antes da teórica é andar e falar.
O restante: habilitação, programação e ate mesmo natação. Antes de entrarmos na prática primeiro precisamos entender a parte teórica, seja ela leis ou dicas que vão nos auxiliar na PRÁTICA.
3 - Apenas repetir procedimentos
Sem dúvidas uma das piores práticas que estão te atrapalhando. Quando você apenas repete o que viu, você não sabe desenvolver, apenas repetir. Em primeiro momento isso parece bom, afinal o resultado se mostra rápido.
Mas é só se deparar com algo que foge a regra que os problemas começam a aparecer.
“Saber de cor não é saber; é apenas guardar o que foi confiado à memória.” Michel de Montaigne
4 - Teoria de Youtube
Essa é de longe uma das piores coisas que você pode fazer rumo ao reparo de placa de qualquer equipamento. Mas não me entenda mau eu não sou contra o Youtube, sou contra a galeria que usa esse espaço para falar qualquer tipo de porcaria sem o minimo de embasamento.
Qualquer um que aprende a remover um curto na alta, já veste a farda de professor e se mete a dar aula. E o que é pior, na grande maioria das vezes sem base alguma. Confundem tensão do capacitor com a tensão a ser medida na linha. Se o MOSFET entrou em curto, escolhe um de mesmo canal e pronto.
Eu nem preciso de falar que isso vai da muito errado.
5 - Não ter um tutor
Existe uma frase que diz:
Para quem não sabe para onde vai. Qualquer caminho serve.
Pode ate ser clichê, mas não deixa de ser verdade. Hoje não mais, mas houve um tempo em que alguns alunos chegavam ate mim e falavam:
"Professor, na sua aula você falou isso, mas no youtube eu vi fulando falando aquilo.
E, claro que eu não sou o dono da verdade e assim como qualquer outra pessoa eu posso cometer erros. Não era esse o caso, o colega citado pelo aluno estava errado.
E sim isso é muito comun, como eu falei antes infelizmente não existe nenhum tipo de verificação sobre o conteudo postado. Então cada um fala o que quer.
Fique atento, não estou falando que você não deve ouvir outras pessoas, mas que escolha alguém para escutar e aplicar aquilo que ele ou ela fala. E consumir conteudo de outros tutores ou influênciadores apenas como ponto de observação.
E chegamos ao fim, meu jovem. Espero que esse artigo te ajude a se encontrar nos estudos e que você possa progredir. Não esquece de comentar seu ponto de vista e de compartilhar com os colegas e amigos.



